Associação de Caridade de Viana do Alentejo

Localização estrutural dos conteúdos:
Localidade:
Viana do Alentejo
Entidade detentora:
Santa Casa da Misericórdia de Viana do Alentejo
Código de referência:
ACRVNT
Datas de produção / acumulação:
1892/??/?? ⇔ 1963/??/??
Dimensão e suporte:

1 mç. e 1 doc.; papel 

História administrativa / biográfica / familiar:

O médico António José de Sousa, natural de Lisboa, mas que veio exercer medicina para Viana em 1843, criou, com o empenho da mulher, Maria José de Sousa, o Asilo Provisório da Infância Desvalida em 1859. Era destinado a recolher e alimentar crianças pobres com idades entre um ano e meio e quatro anos, durante os períodos em que as suas mães estivessem a trabalhar e acolhia também crianças órfãs. Foi uma das primeiras creches estabelecidas em Portugal, uma vez que a primeira surgiu no Porto em 1851. O funcionamento do asilo foi consolidado com a constituição da Associação de Caridade, em 1866, dirigida por Maria José de Sousa e, após a morte desta, pela filha, Francisca Deodata de Sousa.[1] Estas entidades estavam sedeadas no espaço do antigo convento de São Francisco e neste mesmo espaço passou a funcionar, a partir da década de quarenta do século XX, o Centro de Assistência Infantil Imaculado Coração de Maria, dirigido pelas Irmãs Escravas da Santíssima Eucaristia e da Mãe de Deus. Este centro possuiu colégio interno para crianças e adolescentes do sexo feminino, órfãs ou oriundas de famílias desestruturadas, e creche e jardim-de-infância em regime de externato. Actualmente o colégio interno já não funciona mantendo-se a creche e o jardim-de-infância. Desconhece-se a data de extinção da Associação de Caridade, mas há registo do seu funcionamento, pelo menos, até 1972.



[1] SOUSA, João Manuel Santana de, História da Primeira Adega Social Portuguesa: Viana do Alentejo, 1893-1906, Viana do Alentejo, Câmara Municipal, 1993, p. 17.

História custodial e arquivística:

Desconhecida.

Âmbito e conteúdo:

Correspondência e acordos institucionais

Instrumentos de descrição:

Fátima Farrica, Inventário do Arquivo da Santa Casa da Misericórdia de Viana do Alentejo, Viana do Alentejo, Santa Casa da Misericórdia, 2015.

Informação contida em outros fundos:
  • Fundo:
    Comissão Municipal de Assistência de Viana do Alentejo
Descrição documental:

Fátima Farrica