Câmara Municipal de Santarém

Localização estrutural dos conteúdos:
Localidade:
Santarém
Conteúdos do fundo:
Não existem itens a listar.
Informação contida em outros fundos:
  • Fundo:
    Convento de São Francisco de Évora
    Datas de produção/acumulação:
    1463/07/16
    Tipologia documental:
    Certidão
    Nível:
    Documento simples

    Frei Álvaro da Ordem de São Francisco, solicita a Afonso Lopes, juiz do rei em Santarém, o traslado de uma carta de mercê de D. Afonso V, pela qual isenta a Ordem de pagar qualquer tributo régio ou concelhio.

  • Fundo:
    Mosteiro de São Bento de Cástris de Évora
    Datas de produção/acumulação:
    1410/04/19
    Tipologia documental:
    Carta Régia
    Nível:
    Documento simples

    Carta régia emitida na sequência de uma demanda entre Álvaro Martins e Mestre (?) Fernando e suas mulheres, e Rodrigo Álvares, filho de Álvaro Mateus, de uma parte como autores, e Rodrigo Anes, copeiro da rainha e sua mulher da outra, como réus.
    Rodrigo Anes, sendo casado com Catarina Martins, irmã de Álvaro Martins, tinham ambos muitos bens móveis e de raiz. Catarina Martins faleceu sem herdeiros ascendentes ou descendentes, na Era de 1434, excepto Álvaro Martins e Mestre Fernando. Este último reclamava ser herdeiro porque à data da morte de Catarina Martins tinha uma filha, que entretanto já falecera, casada com Álvaro Martins.
    Entre os bens do casal estavam os usos e frutos de uma herdade onde chamavam a Bononia (?) e mais bens móveis e de raiz.

  • Fundo:
    Mosteiro de São Paulo da Serra de Ossa
    Datas de produção/acumulação:
    1440/05/25
    Tipologia documental:
    Alvará
    Nível:
    Documento simples

    Traslado de um alvará régio de D. Afonso V, assinado pela rainha e pelo infante D. Pedro, e de um alvará de um contador régio referentes a privilégios concedidos aos pobres da serra de Ossa. O traslado dos dois documentos é solicitado por Gil, pobre do oratório da serra de Ossa, a Martim de Calheiros, escudeiro e juiz ordinário em Santarém.